Este vocabulário auxilia a compreensão das principais terminologias e conceitos utilizados para descrever as características dos sistemas de iluminação, assim como apresenta dados técnicos, descrições, escalas, tabelas, aplicações e outros detalhes que definem a tecnologia LED.
A luz branca pode ser:
Protocolo de comunicação para automação de iluminação. Utilizado para ajustar potência luminosa, liga-desliga, dimerização, temperatura de cor e outros, a depender do tipo de luminária.
É a grandeza que mede a quantidade total de luz emitida a cada segundo pela fonte. A unidade para fluxo luminoso é o lúmen (lm).
O IK determina o quão resistente é um produto contra impactos mecânicos externos. Ou seja, “acidentes”. O grau de proteção IK vai de 0 (sem nenhuma resistência) até 10 (resistência máxima). O teste de IK é realizado com uma marreta. Ela é colocada num pêndulo, em um determinado ângulo. Assim, com o impacto, é possível determinar qual é a resistência máxima que o produto suporta.
O termo IP é utilizado para medir o grau de proteção contra poeira e umidade. Ele vem acrescido a dois algarismos, cada um com um significado diferente, cuja descrição segue em tabela acima.
É o arquivo gerado em ensaios, utilizado para elaboração de projetos luminotécnicos. A curva IES é um gráfico que simula a distribuição de luz e quantidade de lux no ambiente.
É a quantidade de luz ou fluxo luminoso que atinge uma superfície ou plano de trabalho. A unidade de medida é o lux (lx), que equivale a um lúmen por m².
É definida como o fluxo de luz emitido em determinada direção, focado. A unidade de medida da intensidade luminosa é a candela (cd)
É uma escala internacional que indica a fidelidade de reprodução de uma cor. É a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e a sua aparência diante de uma fonte de luz artificial. É medido de 0 a 100, em que 100 representa a cor do objeto iluminado pela luz do sol = cor real.
A reprodução de cor é muito importante, pois as cores influenciem decisões, estimulam sensações e fazem parte do cotidiano das pessoas.
LED é um componente eletrônico semicondutor com a mesma tecnologia dos chips de computador, que tem a propriedade de transformar energia em luz.
Ele é ecologicamente correto, apresenta cor viva e saturada sem filtro, além de maior vida útil entre todas as fontes de luz artificiais, com baixo consumo de energia e grande eficiência.
Indica da aparência de cor da luz emitida. Apesar de a luz branca ser a mistura de todas as cores, nem todos os brancos são iguais. Por exemplo, um branco com uma maior proporção de vermelho vai parecer mais quente e suave, dando a sensação de aconchego. Já um branco com maior proporção de azul, vai parecer mais frio, provendo ao local uma aparência de limpeza.
Para classificar os diferentes tipos de luz, usa-se a unidade Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor (K), mais próximas da tonalidade azulada ela será; por outro lado, quanto menor a temperatura de cor (K), mais amarelada ela será.
Sistemas de iluminação são designados em watts para indicar seu consumo e sua potência. Esse valor indica quanta energia elétrica o sistema precisa para produzir luz. Quanto maior a potência, melhor a iluminação.
A AVlight possui equipe técnica especializada para correta avaliação do problema e recomendação da melhor solução em iluminação LED.
Desenvolve estudos luminotécnicos customizados, que auxiliam na tomada de decisão e escolha dos equipamentos para uma distribuição de luz uniforme, com o mínimo de ofuscamento possível no ambiente, adequando-se às normas aplicáveis. Garantimos uma iluminação eficiente, segura e econômica para todos os setores da indústria.
Alameda Mercurio, 225 American Park Empresarial NR
Indaiatuba/ SP – CEP 13.347-662
Rua Citlog, 333 Aeroporto
Varginha / MG CEP 37.031-090
Segunda a Sexta das 8h até 17h
Seu cadastro foi realizado com sucesso!